quarta-feira, 21 de agosto de 2013



Você gosta de 

churrasco?




É cada vez mais frequente encontrarmos restaurantes que oferecem como opção carnes feitas em churrasqueira. Aparentemente saudável por não levar nenhum tipo de óleo na preparação, a maioria das pessoas escolhem o churrasco, sendo estas as carnes vermelha, de frango, suína, embutidos e miúdos.
A carne de churrasco quando consumida com frequência pode fazer mal a saúde. São duas as características que fazem do churrasco um modo de prepara não tão saudável: o primeiro, é na fumaça do carvão que possui uma substância chamada hidrocarboneto aromático policíclico, que é altamente cancerígeno. Ou seja, alimentos expostos a essa fumaça, incluindo produtos defumados (embutidos) traz prejuízos à saúde.
Outro problema do churrasco, é a parte torrada e escurecida que pode ficar sobre a carne, nesse processo gera-se uma substância chamada o hidroximetilfurfural (HMF), que também é tóxica e carcinogênica.
O câncer de estômago é um dos riscos do consumo excessivo ou diários das carnes de churrasco, que pode ser agravado se hábitos saudáveis de vida não estiverem associados.
Alguns estudos científicos mostram também que o consumo de carne de churrasco pode causar dor estomacal, má digestão e provocar lesões na parede do estômago prejudicando a absorção de vitaminas e minerais.
Além disso, é importante ressaltar que no preparo da carne, são utilizados temperos industrializados ricos em sal e outros aditivos químicos, que são neurotóxicos e podem aumentar a pressão arterial, causar inchaço e dor de cabeça.
O ideal é evitar o consumo frequente dessas carnes preferindo opções assadas em fornos convencionais, elétricos, ensopadas ou grelhadas, alternadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário