quarta-feira, 21 de agosto de 2013

PLÁSTICO

Onde você armazena seus alimentos? Num recipiente de plástico?

Em que tipo de recipiente você aquece seu alimento no microondas? no plástico? 


E o seu café ou chá no local de trabalho, é servido em copinhos de plástico?


Leia o texto abaixo 
e fique alerta!


O Bisfenol A (BPA)é um composto usado na fabricação de policarbonato, que é utilizado na produção da maioria dos plásticos rígidos e transparentes, e também na fabricação de resinas epóxi. Ele está presente em diversos objetos plásticos, como mamadeiras, copos infantis, embalagens para acondicionar alimentos e bebidas, escovas de dente, filtros de água, garrafas reutilizáveis de água, revestimento interno de latas e tampas de vidros de conserva (para evitar a oxidação), sacolinha plástica de supermercado, e em vários outro objetos.

Embora esse tipo de produto pareça inofensivo, muitas marcas apresentam BPA na composição dos mesmos, que é potencialmente nocivo à saúde. Segundo informações divulgadas no site da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo (SBEM-SP), “vale a pena ressaltar que alguns dos efeitos deletérios do bisfenol, como por exemplo, os de alterar a ação dos hormônios da tireóide, a liberação de insulina pelo pâncreas, bem como os de propiciar a proliferação das células de gordura."



Riscos


O BPA é chamado de disruptor endócrino por ter afinidade com o mesmo local de ação dos nossos hormônios. Sendo assim, ele desequilibra o sistema endócrino, modificando o sistema hormonal. O efeito do BPA no organismo pode causar aborto, anomalias e tumores do trato reprodutivo, câncer de mama e de próstata, déficit de atenção, de memória visual e motor, diabetes, diminuição da qualidade e quantidade de esperma em adultos, endometriose, fibromas uterinos, gestação ectópica (fora da cavidade uterina), hiperatividade, infertilidade, modificações do desenvolvimento de órgãos sexuais internos, obesidade, precocidade sexual, retardo mental e síndrome dos ovários policísticos.


O ideal é substituir os utensílios de plástico por vidro, principalmente aqueles que entram em contato com o alimento ainda quente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário